Visitantes Totais19091

Desde 2010 plantamos 4633 árvores

início

Limpeza do Lago Grande

Na passada segunda-feira, dia 1 de julho de 2014, os operários da Fundação Mata do Buçaco F.P. iniciaram a limpeza e manutenção do Lago Grande.

 

IMG 3619 site

Uma das grandes motivações que levaram à sua limpeza, foi a presença de dois espécimes de Acácia sp. tombados para o seu interior, sendo estes, motivo de algumas criticas por parte de alguns visitantes. No entanto, importa referir que estes não foram removidos mais cedo por motivos logísticos e, sobretudo, porque se procurou definir um período que fosse possível ter disponíveis, durante as operações, técnicos especializados. O objetivo era monitorizar o esvaziamento do lago até ao nível que possibilitasse as operações, sempre com o intuito de minimizar as possíveis perturbações causadas nos sensíveis valores faunísticos presentes, como invertebrados aquáticos, peixes e anfíbios (adultos ou jovens).

Atualmente, além de já estar limpo/desobstruído, já se encontra a restabelecer o nível da água. Numa primeira análise não foi detetado qualquer tipo de perturbação com a fauna, no entanto iremos continuar a monitorizar o processo de estabilização durante as próximas semanas.

Aproveite para disfrutar deste espaço tão singular da Mata Nacional do Buçaco, logo abaixo da Fonte Fria e do lago pequeno.

FaLang translation system by Faboba
joomla template 1.6

PARCEIROS