Visitantes Totais19092

Desde 2010 plantamos 4633 árvores

press releases

 "AVENTURAS DE VERÃO" VISITAM O BUÇACO

 As "Aventuras de verão" 2016 estiveram, hoje, na Mata Nacional do Buçaco, na zona do Adernal, numa ação de voluntariado e sensibilização para o controle da Tradescantia (Tradescantia fluminensis), uma das espécies invasoras ali existentes.

A ação, realizada ao abrigo do Projeto BRIGHT Life+, envolveu um grupo de 35 alunos, com idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos, que frequentam o programa de ocupação de tempos livres da Autarquia da Mealhada, dirigido a crianças e jovens que estudam ou residem no concelho da Mealhada.
Este evento, pretende ser um complemento e apoio às famílias nos meses em que não existe atividade escolar, e decorre até 12 de agosto, com diversas ações que procuram fomentar a aquisição de competências sociais/pessoais e a integração em grupo.

 Buçaco, 07 de julho de 2016

Aventuras de Verão

 

No Centro de Interpretação Ambiental (CIA), na Mealhada, celebrou-se a chegada do verão com o grupo "O Girassol", de S. Martinho, Coimbra.

Cada participante elaborou um suporte para canetas decorado com búzios e conchas recolhidas na praia.

 Buçaco, 22 de junho de 2016

Centro de Interpretação Ambiental CIA - Cópia

 

VOLUNTARIADO MONTEPIO NO BUÇACO

 Grupo Montepio realiza ação de voluntariado, pelo quarto ano consecutivo, na Mata Nacional do Buçaco.

 A ação de voluntariado foi inserida no dia do voluntariado da instituição, que conta anualmente com a participação de cerca de 400 colaboradores-voluntários de norte a sul do país e regiões autónomas em ações inseridas nas dimensões social, ambiental, cultural e proteção animal, e consistiu na limpeza e irradicação de espécies invasoras identificadas ao abrigo do projeto BRIGHT, financiado pelo programa europeu LIFE +.

 Foram duas dezenas de colaboradores, oriundos das agências de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Torres Novas e Viseu, que, por um dia, trocaram os computadores e balcões do banco, por enxadas, galochas e a floresta encantada do Buçaco.

 Buçaco, 13 de maio de 2016

IMG 9254

 

FÉRIAS ECO-ESCOLAS FORAM UM SUCESSO

 As Férias Eco-Páscoa, realizadas pelo Centro de Interpretação Ambiental (CIA), foram de tal forma concorridas que as atividades tiveram que ser alargadas ao período da manhã - e não apenas realizadas no período da tarde como estava previsto - para corresponder a todas as inscrições.

 Mais de 370 participantes estiveram envolvidos em 16 atividades, direcionadas a crianças do pré-escolar, do 1º e 2º ciclo do ensino básico. No interior e no exterior do CIA, assinalaram-se efemérides como o Dia Mundial da Árvore, Dia Mundial da Água e Dia Mundial da Meteorologia, contaram-se histórias sobre animais da floresta, realizaram-se oficinas de reutilização de resíduos, dinamizaram-se jogos e desafios sobre a fauna e flora do Parque, colocaram-se comedouros ecológicos para aves e realizaram-se percursos para encontrar vestígios de animais.

 Buçaco, 01 de abril de 2016

 

COLÉGIO DE CALVÃO VISITA O BUÇACO

 Mais de quarenta alunos do sexto ao décimo ano de escolaridade, professores e colaboradores do Colégio Diocesano de Nossa Senhora da Apresentação, de Calvão (Vagos, Aveiro), beneficiaram de várias atividades dedicadas à sustentabilidade e proteção do Meio Ambiente oferecidas pela Fundação Mata do Buçaco no âmbito do "Prémio Green Cork Escolas 2014/2015", um projeto promovido pela Quercus.O prémio do referido concurso, que permitiu aos vencedores passar um dia inteiro na Mata Nacional do Buçaco, foi composto por duas oficinas e vales de descontos na Esplanada e na Loja dos Produtos da Mata. Pela manhã, os jovens participaram na oficina "A Floresta revis(i)tada" e, já durante o período da tarde, foi altura de ficarem a conhecer algumas das rãs, sapos e salamandras que integram a fauna da Mata.

 Além de recolher rolhas e financiar a reflorestação, o Green Cork pretende igualmente alcançar outras metas sempre com a finalidade de contribuir para a construção de uma comunidade ativa, responsável e em sintonia com o meio, estimulando, deste modo, atitudes mais conscientes e responsáveis da população e, em particular, da comunidade escolar relativamente à Natureza. Segundo dados de 2014, através das verbas que a Quercus recebeu pela entrega para reciclagem de cerca de 235 toneladas de rolhas de cortiça, já foram plantadas cerca de 200 mil árvores.

 Buçaco, 18 de março de 2016

XX

 

 AÇÃO DE CONTROLO DE ESPÉCIES INVASORAS

 Cerca de duas centenas de alunos do Agrupamento de Escolas da Mealhada participaram, ao longo de três dias, numa ação de controlo de espécies exóticas invasoras na Mata Nacional do Buçaco.

 A intervenção realizou-se, no âmbito da Ação D.7 do Projeto Bright, nos dias 2, 15 e 16 de março, na zona do Pinhal do Marquês e Porta das Lapas. Os participantes envolvidos na ação tiveram, assim, a oportunidade de visitar alguns dos locais mais emblemáticos da Mata Nacional e de registar fotograficamente a sua fauna e flora características.

 No final do ano letivo, serão divulgados os trabalhos finais realizados por cada um dos alunos.

 Buçaco, 18 de março 2016

 pub 221

 

INTERVENÇÃO REABILITA ZONA NORDESTE DO ADERNAL DA MATA DO BUÇACO

 A Fundação Mata do Buçaco (FMB) está a proceder a trabalhos de retirada de invasoras, no extremo nordeste do adernal da Mata do Buçaco, e repovoamento com espécies autóctones, como carvalho, azereiro e folhado.

 A relevância desta intervenção, a cargo dos técnicos da FMB, prende-se com a necessidade de colmatar a desflorestação de espécies nativas naquela parcela de terreno e a consequente clareira ali formada, após a passagem do ciclone Gong, em 2013, a qual "tem vindo a constituir um foco de pressão sobre os habitats autóctones, nomeadamente sobre os carvalhos galaico-portugueses (Quercus Robur)", explica, Nelson Matos, responsável pelo Setor do Património Florestal e Ambiental da FMB. "As perturbações que o ciclone criou no terreno são responsáveis pela rápida proliferação de espécies invasoras, como acácias, o Pittosporum undulatum e o Prunus laurocerasus, que condicionam o normal desenvolvimento de espécies nativas", conclui o referido técnico.

 Os trabalhos, que já duram há cerca de uma semana, deverão estar concluídos nos próximos dias e inserem-se no âmbito do projeto de conservação cofinanciado pelo instrumento financeiro LIFE+ da União Europeia, o projeto BRIGHT-Bussaco´s Recovery of Invasions Generating Habitat Threats (LIFE+ / NATUREZA E BIODIVERSIDADE, LIFE10/NAT/PT/075), que visa a proteção e valorização dos habitats naturais presentes na Mata Nacional do Buçaco, através do controlo e erradicação de espécies exóticas invasoras que os ameaçam.

 Buçaco, 8 de fevereiro de 2016

IMG 7729

 

CIA DA MEALHADA EXPLICA PROCESSOS DE TRATAMENTO DA ÁGUA

 Quatro turmas do 5º ano da Escola EB 2/3 da Mealhada participaram em várias iniciativas, durante esta semana, no Centro de Interpretação Ambiental da Mealhada, com o objetivo de consolidar conhecimentos sobre a água adquiridos nas aulas de Ciências da Natureza.

 Divididos em quatro sessões, os 92 alunos assistiram a uma breve explicação sobre o ciclo da água e os tratamentos aplicados durante o percurso deste recurso natural. De forma a compreenderem melhor os processos de tratamento que ocorrem na ETA (Estação de Tratamento de Água) e na ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais), os alunos analisaram alguns dos parâmetros da qualidade da água da torneira e construíram mini-ETAR's. As iniciativas tiveram enquadramento no âmbito do projeto BRIGHT-Bussaco´s Recovery of Invasions Generating Habitat Threats (LIFE+ / NATUREZA E BIODIVERSIDADE, LIFE10/NAT/PT/075).

 Buçaco, 15 de janeiro de 2016

12509247 851559421619031 9119887957251541648 n

 

RECUPERAÇÃO DA MATA NACIONAL SEGUE A BOM RITMO

 O projeto de conservação cofinanciado pelo instrumento financeiro LIFE+ da União Europeia, o projeto BRIGHT-Bussaco´s Recovery of Invasions Generating Habitat Threats (LIFE+ / NATUREZA E BIODIVERSIDADE, LIFE10/NAT/PT/075), que visa a proteção e valorização dos habitats naturais presentes na Mata Nacional do Buçaco, através do controlo e erradicação de espécies exóticas invasoras que os ameaçam, está a decorrer a bom ritmo. A par do controlo de plantas invasoras e remoção de material lenhoso de inúmeras parcelas, que ainda permaneciam parcialmente obstruídas, foram efetuadas centenas de plantações com espécies de flora autóctone. Estas precederam de um rigoroso plano de reflorestação, que contemplou a implementação de estratégias que mitigassem o impacto de um futuro ciclone e o estudo da vocação ecológica das parcelas, tendo também em conta a componente histórica das mesmas.

A Fundação mata do Buçaco enaltece o empenho e profissionalismo de toda a equipa operacional, que de uma forma consistente e incansável tem efetuado todas as operações florestais com um elevado sentido de respeito/responsabilidade pela Mata, seguindo todos os preceitos exigidos pela União Europeia e por outros mecanismos reguladores que garantem a validade das intervenções.
Durante os próximos meses, serão cimentados/reforçados os trabalhos desenvolvidos na Floresta Relíquia até ao momento, quer a nível de controlos de seguimento de plantas invasoras, quer - e com mais enfoque - o adensamento da área em questão com plantas autóctones e a substituição das plantações que não vingaram o seu crescimento no ano transato. A Fundação Mata do Buçaco continua a trabalhar diariamente, dentro das suas limitações, com o maior afinco possível, a fim de cumprir todos os objetivos do projeto e devolver todo o esplendor à Mata.

Buçaco, 20 de dezembro de 2015

 

PROJETO BRIGHT VOLTA A REFORÇAR ARBORETO DA MATA DO BUÇACO

 Mais de 20 participantes plantaram no dia 19 de dezembro, 110 árvores autóctones em parcelas de intervenção do Projeto BRIGHT. Os resultados enquadram-se numa ação em que se plantaram, ainda, cerca de 80 espécimes de árvores autóctones com vista à reposição /reforço do arboreto, necessidade sentida após a passagem do ciclone Gong, em janeiro de 2013.

 De salientar que no Pinhal do Marquês, o principal objetivo é a reconversão de áreas intensamente afetadas pelas invasões biológicas, nomeadamente, em espécies como a mimosa (Acacia dealbata) e austrália (Acacia melanoxylon). Nesta ação em particular, a reflorestação fez-se com recurso a árvores de carvalho (Quercus robur) e azevinho (Ilex aquifolium). Numa parcela de terrreno junto ao Cedro de São José, foi, igualmente, recuperada uma clareira, resultante das intempéries, com espécies autóctones como o folhado (Viburnum tinus), azereiro (Prunus lusitanica), carvalho alvarinho (Quercus robur), azevinho (Ilex aquifolium) e castanheiro (Castanea sativa). As intervenções ocorreram emcerca de dois hectares de áreas afetas ao projeto.

 Buçaco, 18 de dezembro de 2015

foto bright - Cópia

 

 MARIA DE BELÉM PLANTA CEDRO NO BUÇACO

 Maria de Belém Roseira, ex-ministra da Saúde e candidata à Presidência da República Portuguesa, plantou um cedro do Buçaco, hoje à tarde, na Mata Nacional do Buçaco, precisamente num dos locais mais afetados pelo temporal de 2013.

 O presidente da Fundação Mata do Buçaco (FMB), António Gravato, agradeceu o gesto simbólico de Maria de Belém Roseira, bem como as suas palavras muito elogiosas ao trabalho desenvolvido na mata nacional pelos técnicos da FMB, e lembrou à candidata à Presidência da República que o Buçaco precisa de ser bastante apoiado pelos órgãos de poder no sentido de "materializar na prática a justa ambição de reabilitar um património que possui um valor histórico, cultural e arquitetónico de incomensurável valor/importância mundial".

 António Gravato, a título de exemplo, salientou o facto de existir no Buçaco "a única réplica no Mundo da Via Sacra à escala de Jerusalém". Um "ex-libris" que "carece de reabilitação urgente", sublinhou o líder da FMB. Maria de Belém Roseira confessou-se admirada com a existência de tão importante património religioso e prometeu envidar todos os esforços no sentido de apoiar a FMB e a Câmara Municipal da Mealhada com vista à reabilitação do Buçaco.

 Buçaco, dia 26 de novembro de 2015

IMG 6456  IMG 6443

 

 ASSUNÇÃO CRISTAS ESTEVE DE VISITA À MATA DO BUÇACO

 Ministra da Agricultura e do Mar inteirou-se acerca dos principais projetos a desenvolver na Mata do Buçaco, a ´joia da coroa´ do concelho da Mealhada, afirmando estar "absolutamente crente na concretização do seu potencial no futuro próximo".

 A Ministra da Agricultura e do Mar visitou na passada sexta-feira, dia 6 de novembro, a mata nacional do Buçaco. Assunção Cristas veio ao Buçaco a convite do presidente da Fundação Mata do Buçaco (FMB). Segundo António Gravato, o objetivo foi "fazer com que a ministra se inteirasse dos projetos e iniciativas em curso" sendo, também, "uma oportunidade para que possa fazer uma avaliação mais sustentada quanto à realidade da mata e também da Fundação". Presentes estiveram o presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Rui Marqueiro e elementos da sua vereação, bem como o vice-presidente do conselho diretivo do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), João Pinho. O programa da visita foi composto por uma reunião de trabalho e um passeio através de um dos trilhos da mata, que culminou com a plantação de um cedro-do-buçaco junto à ermida de São José, recentemente requalificada.

 O presidente da FMB, António Gravato, juntamente com o presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Rui Marqueiro, e a sua vereação, foram os anfitriões da ministra responsável pela pasta da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, que esteve, na tarde do passado dia 6 de novembro, de visita à mata nacional do Buçaco (MNB). A ministra chegou ao Buçaco ao início da tarde, tendo almoçado no Palace Hotel do Buçaco, deslocando-se logo depois à sede da FMB, onde se inteirou acerca dos principais trabalhos que a FMB tem realizado, bem como dos que pretende viabilizar. De seguida, a atual ministra da agricultura assinou o livro de honra da Fundação e recebeu o Cartão Prestígio daquela entidade. Por fim, a governante calcorreou um dos trilhos existentes na mata, tendo tido ainda tempo na sua agenda para realizar uma plantação simbólica, no âmbito do Projeto BRIGHT LIFE+, de uma das mais notáveis árvores existentes neste espaço natural tão singular. Esta foi a primeira vez que um ministro do governo central visitou o Buçaco, embora, e como reconheceu Assunção Cristas, "já conhecesse o espaço", que classificou como "uma verdadeira maravilha". "Uma riqueza única na área florestal a nível nacional, que a seu tempo espero que venha a ser também reconhecida a nível internacional", começou por dizer Assunção Cristas, durante a sua passagem pelo Buçaco. "Penso que temos aqui a base para uma receita bem-sucedida, composta por natureza, património e cultura, que, estou certa, irá colocar cada vez mais a MNB na agenda turística nacional", referiu à comunicação social presente.

 No que respeita à sustentação financeira da mata, a ministra prometeu "ficar atenta à necessidade de reforçar o envolvimento da FMB com os diferentes atores interessados nesta matéria", realçando que, para tal, seja fulcral a "candidatura dos variados projetos em curso ao financiamento por meio de verbas comunitárias". Estas permitirão dar futuramente "um outro fôlego à sustentação da mata", sendo neste cenário "essencial o suporte concedido quer pela Câmara Municipal da Mealhada, quer pelo ICNF", sublinhou a governante. Já o dirigente da FMB, por seu lado, considerou a presença da ministra "um privilégio" e "uma esperança para o futuro da floresta". "A presença da senhora ministra da agricultura na MNB é uma oportunidade para esclarecer e sensibilizar o governo sobre os projetos em curso, assim como os que pretendemos vir a dinamizar". António Gravato enunciou ainda, em traços gerais, alguns dos projetos que a Fundação está a desenvolver, assim como as parcerias que espera viabilizar num curto-médio prazo, por forma a concretizar "de forma sustentável" as suas "principais metas" lembrando que, das cerca das 600 fundações existentes no país a FMB é das únicas que não recebem qualquer tipo de subsídio por parte do estado".

 Buçaco, 9 de novembro de 2015

IMG 5758selecionada

 

 PROJETO DA FMB ARRECADA PRÉMIO INTERNACIONAL

 O projeto "Bussaco Digital" foi distinguido pela Federação Europarc com o prémio de Melhor Projeto de Comunicação em Áreas Naturais Europeias. O galardão foi entregue em Regensburg, na Alemanha, durante a "2015 Europarc Conference".

 O projeto "Bussaco Digital" da Fundação Mata do Buçaco (FMB) acaba de receber o prémio de Melhor Projeto de Comunicação em Áreas Naturais da Europa, designado Natura 2000 Comunication Award. A distinção foi atribuída pela Federação Europarc, uma das mais relevantes instituições europeias no que concerne à gestão e conservação da natureza. O "Bussaco Digital" é uma plataforma informática online, que permite plantar árvores na Mata Nacional do Buçaco, apenas à distância de um clique. O objetivo do programa, desenvolvido pela FMB em parceria com a Universidade de Aveiro, a Fundação PT e o SAPO Labs, é contribuir para a reflorestação da mata, em particular das áreas atingidas pelo temporal que assolou este espaço em 2013.

 A Federação Europarc, uma das mais importantes instituições europeias ligadas à conservação e gestão da natureza e que representa 365 membros entre departamentos governamentais, organizações não-governamentais (ONG) e áreas protegidas de toda a Europa, distinguiu no dia 26 de outubro, na Alemanha, o Projeto "Bussaco Digital", como o melhor trabalho de comunicação e informação para áreas naturais realizado no espaço europeu. O projeto da FMB foi o grande vencedor, numa categoria que contou com 20 projetos finalistas oriundos de diversos países europeus. O prémio foi entregue durante a "Europarc Conference 2015", um evento que reúne anualmente membros e organizações ligadas à natureza, que este ano teve como tema: "Áreas Protegidas num Mundo em Mudança".

 Trata-se de uma iniciativa que envolve a Fundação Mata do Bussaco (FMB), em parceria com os departamentos de Comunicação e Arte e de Biologia da Universidade de Aveiro (UA), o Sapo Labs, com o apoio da Fundação PT, e que se traduz num programa informático - e futuramente uma aplicação móvel -, que permite ao utilizador plantar uma ou mais árvores nas áreas de floresta da Mata Nacional do Buçaco destruídas após o ciclone de janeiro de 2013. A aplicação, agora reconhecida internacionalmente, oferece ainda ao utilizador uma série de outras funcionalidades. O website permite ao usuário adquirir e dedicar uma das árvores centenárias existentes na mata a alguém especial, batizar a árvore plantada, bem como acompanhar o desenvolvimento desta, através da sua monitorização por meio de coordenadas GPS. "Uma forma interativa de contribuir para a reflorestação e conservação da mata", como refere Nelson Matos, um dos técnicos da FMB responsáveis pelo projeto, acerca do programa. "Com esta ferramenta a pessoa pode criar um laço duradouro com as árvores", conclui.

 Recorde-se que o projeto "Bussaco Digital" já havia sido selecionado a nível nacional como exemplo de boas práticas, tendo sido, também, um dos projetos europeus finalistas, em 2014, no "Green Project Awards", em termos de inovação e sustentabilidade.

Outras informações sobre a distinção disponíveis em: http://www.europarc.org

DSC 0355

 

Buçaco, 29 de outubro de 2015

 "SEMENT EVENT" VOLTA A SENSIBILIZAR PARA OS VALORES DA FLORESTA

 A Nossa Floresta: riqueza por explorar é o tema do evento que se realiza pelo quinto ano consecutivo e que inclui um conjunto vasto de atividades gratuitas dirigidas à população

 O "Sement Event" está de regresso ao calendário de atividades da Fundação Mata do Buçaco (FMB). O evento decorre de 20 a 30 de novembro, simultaneamente no Grande Hotel do Luso e na Mata do Buçaco. "A Nossa Floresta: Riqueza por explorar" é o tema da 5ª edição do evento realizado no âmbito do Projeto BRIGHT (Bussaco's Recovery of Invasions Generating Habitat Threats) e que se associa às comemorações do Dia da Floresta Autóctone. 

À semelhança de anos anteriores, o programa de atividades será bastante diversificado contando com ações de voluntariado, seminários, formações e exposições, com a presença de um reputado painel de oradores ligados à temática do Ambiente e da Floresta. O objetivo principal do evento é procurar identificar a sociedade civil com os valores do Projeto e, assim, permitir uma maior aproximação das pessoas com a mata.

 Uma semana inteiramente dedicada à propagação de espécies autóctones, à valorização e renaturalização de espaços degradados, ao controlo de espécies exóticas invasoras (lenhosas e herbáceas) é o que propõe o programa do "Sement Event 2015" que incluirá, para além destas atividades, sessões públicas abertas ao público onde serão debatidos temas pertinentes sobre os recursos florestais autóctones e a mais-valia dos projetos de conservação da natureza.Do programa do evento, que a FMB realiza anualmente no âmbito do Projeto BRIGHT (Bussaco's Recovery of Invasions Generating Habitat Threats), apoiado pelo Programa LIFE+/Biodiversidade da Comissão Europeia, fazem ainda parte diversas ações de voluntariadoa desenvolver entre os dias 23 e 30 de novembro, na Mata Nacional do Buçaco. Previstas estão ainda a recolha e propagação de espécies autóctones presentes na mata como: o folhado (Viburnum tinus); gilbardeira (Ruscus aculeatus); azereiro (Prunus lusitanica) e pilriteiro (Crataegus monogyna), para posterior propagação através de sementes nos viveiros da mata. Estas práticas são consideradas fundamentais para dar continuidade ao seu registo histórico, assim como na revitalização das áreas afetadas por catástrofes naturais, tendo em consideração o caso concreto da mata e das áreas assoladas pelo ciclone Gong, em 2013. Taís ações são igualmente imprescindíveis para adensar as áreas intervencionadas ao nível do controlo de plantas invasoras, levadas a cabo no âmbito do projeto BRIGHT pela FMB.

 De referir que durante o evento serão dinamizadas visitas orientadas por técnicos da FMB, através do espaço envolvente da mata, visando o controlo de espécies invasoras como a australia (Acacia melanoxylon), mimosa (Acacia dealbata), pitósporo ondulado, acacia-de-espigas (Acacia longifolia), tintureira (Phytolacca americana), carvalhos e adernos, entre outras espécies. Pretende-se com estas deslocações a implementação de trabalhos de conservação da natureza e da biodiversidade face a um dos principais problemas globais em matéria de ambiente – as ameaças colocadas por espécies vegetais exóticas com características invasoras à biodiversidade. O intuito principal é demonstrar por meio da aplicação de metodológicas de controlo de plantas invasoras, como o arranque das espécies invasoras provenientes do "banco de sementes" das áreas e pontualmente, o descasque de algumas espécies específicas contribuem para a conservação e valorização dos ecossistemas.

 Buçaco, 23 de outubro de 2015

comprimido

 

 FUNDAÇÃO MATA DO BUÇACO MARCOU PRESENÇA NA "OBSERVANATURA 2015"

 A Fundação Mata do Buçaco (F.M.B. F.P.) esteve presente na "ObservaNatura 2015", a única feira realizada em território nacional dedicada ao Turismo Ornitológioco, que se realizou nos dias 10 e 11 de outubro, na Herdade da Mourisca, em Setúbal. A participação da Fundação neste evento inseriu-se no âmbito da Ação D.8 (Programa de Ações de Dissiminação e Transferência de Resultados) do Projeto BRIGHT LIFE+. Um stand no recinto do certame, onde foi dinamizada uma oficina de educação ambiental, bem como a realização de uma comunicação oral, sobre algum do trabalho a desenvolver na Mata Nacional do Buçaco, marcaram a presença da Fundação no evento, que este ano realizou a sua sétima edição.

 A Mata Nacional do Buçaco esteve representada, à semelhança do ano passado, na "Observanatura 2015". A sétima edição do evento foi, mais uma vez, dedicada ao tema do Turismo Ornitológico (BirdWatching), uma modalidade do turismo de natureza com particular ênfase na observação de aves, direta ou com recurso a binóculos ou telescópios de campo. A fundação esteve presente com um stand, onde foi possível dar a conhecer aos visitantes algumas das valências que a Fundação tem para oferecer, assim como o trabalho que tem sido realizado na Mata do Buçaco, quer em termos de flora, como, principalmente, em termos de fauna. Aqui, o visitante pode aprender a construir "Caixas Ninho" na oficina de educação ambiental designada: "um ninho para um passarinho" e, ainda, tomar conhecimento sobre a importância destas estruturas na recuperação das áreas fustigadas por catástrofes naturais. Nesta oficina foi explicada aos visitantes a importância destas caixas no caso particular da Mata do Buçaco, e o seu importante contributo na recuperação das áreas afetadas pelo ciclone Gong, de 2013.

 Uma comunicação Oral sob o tema: "Mata Nacional do Buçaco - da Calamidade à Oportunidade", fez também parte do programa de atividades dinamizadas pela Fundação durante o evento. O técnico da FMB, Nelson Matos, foi o responsável pela apresentação, considerando, em jeito de balanço final, como "bastante positiva" a participação da Fundação no evento deste ano. "Esta é uma oportunidade para divulgar e promover a Mata Nacional do Buçaco, e o trabalho que a F.M.B.,F.P. tem vindo a desenvolver em prol da conservação e dinamização de todas as valências da Mata", concluiu o técnico. Apesar do mau tempo que se fez sentir no recinto da feira durante o fim-de-semana, foi possível ao público presente, disfrutar de várias atividades como workshops variados, mini-cursos, passeios para observação de aves através da Reserva Natural do Estuário do Sado, ateliês de fotografia, pintura e a ilustração da Natureza, sessões de anilhagem e atividades de educação ambiental. O evento serve de encontro e partilha de conhecimento entre empresas de turismo de natureza, organizações não-governamentais, empresas de material óptico, turistas ornitológicos, entre muitos outros, em torno dos valores da biodiversidade. Trata-se da maior feira do género realizada, anualmente, desde 2009, em Portugal. Um dos maiores certames ligados ao turismo de natureza, onde no ano passado participaram mais de 130 entidades, entre as quais empresas de animação turística, associações e organismos públicos, por onde passaram cerca de 9.000 visitantes.

 Buçaco, 13 de outubro de 2015

12068694 805903066184667 9085664918229500463 o

 

 "GRACE" CONTRIBUI PARA A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL DO BUÇACO

 A iniciativa decorreu no Pinhal do Marquês e envolveu cerca de meia centena de voluntários. Extração de espécies invasoras, plantação de árvores nativas e exóticas, bem como a reposição de espécies da coleção dendrológica, foram algumas das atividades desenvolvidas.

 A Fundação Mata do Buçaco (FMB) em conjunto com a Associação GRACE (Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial) realizou no passado dia 2 de outubro, entre as 9h e as 17h, uma ação de voluntariado sob o tema da Preservação Ambiental. A iniciativa teve lugar no âmbito da décima edição do GIRO, a maior iniciativa nacional de voluntariado corporativo, e contou com a participação de mais de meia centena de voluntários pertencentes a várias entidades locais convidadas. Para além de funcionários da Câmara Municipal da Mealhada, estiveram, ainda, presentes na ação elementos da CADES, do Centro Social Melo Pimenta, do Grupo CH, do Grupo AUCHAN, da Pfizer e da Universidade de Aveiro. Sensibilizar para a emergência de mudança de atitudes impactantes na sociedade, alargar horizontes e despertar uma maior consciência cívica, social e ambiental, integrando diferentes públicos, foram alguns dos objetivos do evento.

 A Mata Nacional do Buçaco foi uma vez mais o local escolhido para a realização de uma ação de voluntariado organizada paralelamente pela FMB e a Associação GRACE. A iniciativa foi enquadrada no projeto BRIGHT (Bussaco´s Recovery os Invasions Generating Treats), e realizada no âmbito da décima edição do GIRO, uma iniciativa de voluntariado corporativo a nível nacional que realiza várias intervenções no território, tendo como objetivo trabalhar temas como a inclusão social, a defesa dos animais ou a recuperação de espaços naturais e que contou nas suas nove anteriores edições, com mais de 5.000 voluntários de empresas associadas ao GRACE, atingindo cerca de 19.000 beneficiários.

 O dia começou com a receção aos participantes a ser conduzida pelo presidente da FMB, António Gravato, logo seguida de um "briefing" geral do evento, conduzido por técnicos da fundação. Depois de formadas as equipas de trabalho, feito um enquadramento da Mata do Buçaco, do Projeto BRIGHT e apresentado os trabalhos a desenvolver ao longo do dia, o grupo dirigiu-se para o Pinhal do Marquês, um dos locais da Mata mais fustigados pelo temporal de 2013, que causou prejuízos na ordem dos seis milhões de euros. Aqui, os voluntários foram distribuídos por grupos de cinco elementos, dedicando-se – com o auxílio de técnicos da FMB e o apoio de elementos do GRACE -, à recolha de espécies invasoras (como a acácia), e à plantação de cerca de mil árvores, entre espécies autóctones e espécies exóticas. Após o almoço oferecido pelo GRACE, as atividades prosseguiram com o mesmo objetivo. No final da sessão de voluntariado, foi tirada uma foto de grupo e entregue os diplomas aos participantes, nos quais era bem visível vislumbrar o cansaço, mas também a satisfação pelo resultado alcançado: ter contribuído, de forma bastante significativa, para a reflorestação do local.

 O GRACE é uma associação pioneira, sem fins lucrativos e exclusivamente dedicada à promoção da Responsabilidade Social Corporativa e que este ano assinala os seus quinze anos de existência. A associação engloba mais de 130 empresas, das mais variadas dimensões e sectores de atividade, empenhadas em aprofundar o papel das empresas no desenvolvimento social das pessoas e organizações, partilhando a missão de: refletir, promover e desenvolver a responsabilidade social corporativa em Portugal.

Buçaco, 5 de outubro de 2015

 Mais informações sobre a associação em: http//www.grace.pt/

IMG 5265  IMG 5305

 

CARMELITAS DESCALÇOS VISITAM A MATA NACIONAL DO BUÇACO 

 Um grupo de representantes da Ordem dos Carmelitas Descalços e de conferencistas visitou esta manhã, dia 18 de setembro, a Mata Nacional do Buçaco no âmbito do programa das comemorações do Quinto Centenário do Nascimento de Santa Teresa de Jesus. 

O presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Rui Marqueiro, e o Presidente da Fundação Mata do Buçaco (FMB F.P.), António Gravato, deram as boas-vindas ao grupo de visitantes. Conhecer o património deixado pelos Carmelitas Descalços no "Deserto do Buçaco", foi o principal objetivo da visita, que incluiu, para além de uma visita ao Convento de Santa Cruz do Buçaco, a plantação simbólica de uma árvore, "Cedro do Bussaco", na mata nacional.

IMG 4926IMG 4939

 


 O presidente da autarquia mealhadense, Rui Marqueiro, e o presidente da Fundação Mata do Buçaco (FMB), António Gravato foram os anfitriões da visita do grupo, que foi recebido na sede da fundação. "Sejam bem-vindos, é uma honra ter-vos aqui", começou por dizer o presidente da fundação. "Agradeço a vossa presença, bem como a disponibilidade do senhor presidente da Câmara para estar aqui presente. Espero, sinceramente, que se sintam em casa e que gostem do que vão ver", referiu o dirigente, para logo depois concluir a sua intervenção com um desejo, "seria muito interessante transpor para este local a reflexão e espiritualidade tão típica da vossa ordem, mas, no entanto, para isso é necessário devolver toda a dignidade que este espaço merece".Também o representante do grupo, o padre provincial Joaquim Teixeira, se mostrou muito agradado com a visita, considerando que "a ocasião é uma oportunidade para um estreitar de relações", num diálogo que poderá ser "um princípio de uma colaboração" entre as duas instituições. "Estas são portas que se estão a abrir, resta agora saber o que ambas as partes podem dar", concluiu o sacerdote.

 Após o visionamento de um vídeo promocional sobre a história da Mata Nacional do Buçaco, a comitiva visitante composta por elementos da ordem religiosa dos Carmelitas Descalços e por alguns historiadores, num total de dezoito pessoas, seguiu para o Convento Carmelita, onde foi feita uma visita guiada e comentada sobre aquele espaço. O passeio terminou com um almoço na Sala dos Brasões, no Palace Hotel, não sem antes ser plantado um "Cedro do Buçaco", arvore intrinsecamente ligada à herança deixada pelos Carmelitas no Buçaco. O passeio inseriu-se no programa das Comemorações do Quinto Centenário do Nascimento de Santa Teresa de Jesus (1515-2015), data que é assinalada com a realização de um congresso internacional com o tema: "História da Ordem dos Carmelitas Descalços em Portugal", na Domus Carmeli, em Fátima, entre os dias 20 e 22 de outubro, e ao qual a FMB se associa com o seu presidente, António Gravato, a fazer parte integrante da comissão de honra do evento.O congresso vai ter a participação de vários historiadores conceituados, com trabalhos reconhecidos sobre o tema em análise, num mais de duas dezenas de comunicações previamente selecionadas por uma comissão científica. De referir que um funcionário do departamento do Património Edificado Paisagístico e Cultura da FMB, Filipe Teixeira, vai estar presente no evento com uma comunicação intitulada: "O Deserto do Buçaco, Paisagem do Sagrado – a Herança dos Carmelitas Descalços".

 A Ordem dos Carmelitas Descalços foi fundada conjuntamente por Santa Teresa de Jesus e João da Cruz, chegando a Portugal em 1581. É no seguimento da autonomização da província portuguesa dos Carmelitas Descalços que surge, por imposição das constituições da ordem, a necessidade de instituição de um "Deserto" - local de retiro que facilitava a estes religiosos a vivência espiritual em comunidade e, também, em eremitérios. Em 1628 é constituído o "Deserto dos Carmelitas Descalços do Buçaco" onde, durante mais de dois séculos, estes frades permaneceram em regime de clausura. Aqui edificaram um vasto património que inclui capelas e ermidas, fontes, o convento e uma via sacra única no mundo, contribuindo, também, de forma bastante significativa, para a criação da majestosa floresta do Buçaco que hoje podemos contemplar.

 Buçaco, 18 de setembro de 2015

 

"SEMENT EVENT" COM SEMANA DEDICADA À PROTEÇÃO DA FLORESTA

 Sement Event arrancou no passado sábado com a primeira Sessão Pública dedicada às florestas, natureza e à sociedade civil. No domingo, o dia foi dedicado à reflorestação, contando com a presença de dezenas de voluntários. 

O património edificado da Mata Nacional do Buçaco também foi enaltecido; desde o Convento de Santa Cruz ao Palace Hotel, inúmeros foram os participantes que realizaram uma visita guiada gratuita, possibilitando assim, um conhecimento mais profundo destes ex-libris monumentais da Mata.

 

Funcionários da Câmara da Mealhada realizaram ação de voluntariado

 No âmbito do Sement Event, os trabalhadores da Câmara Municipal da Mealhada realizaram no dia 25 de novembro uma ação de voluntariado numa parcela junto à Casa da Feteira. O objetivo da ação foi ajudar no controlo de plantas com carácter invasor, na rechega de material lenhoso, bem como a realização de plantações pontuais no local. No total, a área intervencionada foi de 1,5 hectares, tendo sido plantados 40 carvalhos, 10 medronheiros, 5 pilriteiros, 40 azereiros, 5 castanheiros, 5 adernos e 10 folhados.

IMG 6864 site

 

Ações de voluntariado inclusivas

 A Mata do Buçaco recebeu durante a presente semana duas instituições de carácter inclusivo: ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal) e a EPI – APFAPE (Associação Portuguesa de Familiares, Amigos e Pessoas com Epilepsia).

 Durante as atividades com ambas as instituições os técnicos da FMB deram a conhecer a flora e o património edificado da Mata de uma forma especial onde todos os sentidos foram apurados. Foi ainda possível realizar uma ação de sementeira de espécies autóctones nos viveiros da mata, no âmbito das ações de voluntariado do Sement Event.

 

IMG 6846 site

 

Sement Event reuniu mais de 400 voluntários

 A Fundação Mata do Buçaco (FMB) recebeu durante toda a semana ações de voluntariado de empresas, escolas, instituições e particulares reunindo um total de 400 voluntários.

 As ações de voluntariado consistiram na recolha e sementeira de espécies autóctones nos viveiros da mata, no controlo da flora invasora e em plantações pontuais um pouco por toda a Mata. O objetivo foi cumprido: em mais de 3 hectares foram realizadas ações de controlo de espécies invasoras; cerca de 350 árvores foram plantadas e ainda foram semeadas aproximadamente 5000 sementes de espécies autóctones.

pdf 08-02-2016 images/INTERVENÇÃO_REABILITA_ZONA_NORDESTE_DO_ADERNAL_DA_MATA_DO_BUÇACO__.pdf

pdf 15-01-2016 CIA DA MEALHADA EXPLICA PROCESSOS DE TRATAMENTOS DE GUA - Bright.pdf

pdf 20-12-2015 RECUPERAÇÃO_DA_MATA_NACIONAL_DO_BUÇACO_A_BOM_RITMO.doc

pdf 26-11-2015 MARIA_DE_BELÉM_PLANTA_CEDRO_NO_BUÇACO.pdf

pdf 09-11-2015 ASSUNÇÃO_CRISTAS_ESTEVE_DE_VISITA_À_MATA_NACIONAL_DO_BUÇACO.pdf

pdf 29-10-2015 PROJETO_DA_FMB_ARRECADA_PRÉMIO_INTERNACIONAL_.pdf

pdf 23-10-2015 SEMENT_EVENT_SENSIBILIZA_PARA_OS_VALORES_DA_FLORESTA_1.pdf

pdf 13-10-2015 FUNDAÇÃO_MATA_DO_BUÇACO_MARCOU_PRESENÇA_NA_OBSERVANATURA_2015.pdf

pdf 05-10-2015 GRACE_SENSIBILIZA_PARA_A_PRESERVAÇÃO_AMBIENTAL_NA_MATA_NACIONAL_DO_BUÇACO.pdf 

pdf 01-10-2015 DIA_INTERNACIONAL_DO_IDOSO_FOI_ASSINALADO_NA_MATA_DO_BUÇACO.pdf

pdf 01-10-2015 GRACE_VAI_PLANTAR_MIL_ÁRVORES_AUTÓCTONES_NA_MATA_DO_BUÇACO_-_Cópia.pdf

 pdf18-09-2015 CARMELITAS_DESCALÇOS_VISITAM_A_MATA_NACIONAL_DO_BUÇACO_.pdf

pdf 20-03-2015 Quercus oferece milhares de árvores à Mata do Buçaco

pdf 16-03-2015 Mata do Buçaco comemora o Dia da Árvore e da Floresta

pdf 06-03-2015 SIPCAM Portugal apadrinha parcela na Mata Nacional do Buçaco

pdf 22-01-15 Bussaco Digital nos Green Project Awards

pdf 21-01-15  Inauguração da Ponte para assinalar dois anos do ciclone GONG

pdf 16-01-15  19 de janeiro…2 anos depois do ciclone GONG

pdf 06-01-15 Fundação é finalista do GREEN PROJECT AWARDS Portugal

pdf 01-12-14 Centenas de voluntários e árvores plantadas no Sement Event

pdf26-11-14 Últimos dias do Sement Event com passeios e formações gratuitas

pdf24-11-14 Sement Event arrancou no passado sábado com balanço positivo

pdf 19-11- 14 Sement event arranca com conferência sobre Espaços Naturais

pdf 27-10-14 Fundação organiza quarto Sement Event

pdf 15-10-14 Livro sobre invasoras foi apresentado na Mata do Buçaco

pdf 02-10-14 Centenas comemoraram o Dia Internacional do Idoso na Mealhada

pdf 30-09-14 Apresentação do livro: "Guia Prático para identificação de espécies invasoras em Portugal" na Mata do Buçaco

pdf Comemorações do 3º aniversário BRIGHT

pdf 28-07-14 “Visões da Mata do Buçaco”

pdf14-07-14 “Árvores & Pessoas” contribui para a segurança na Mata Nacional do Buçaco

pdf14-04-2014 - Projeto BRIGHT chega a cerca de 500 crianças do concelho de Mealhada

pdf 02-04-2014 - Câmara de Mealhada organiza “Eco-Páscoa” no âmbito do Projeto BRIGHT

pdf 01-04-2014 - Utentes do Centro Social da Adémia em voluntariado na Mata

pdf 28-03-2014 - "Quartas com Ciência" em abril no âmbito do Projeto BRIGHT

pdf 25-03-2014 - Atividades do Programa Educativo BRIGHT na Mata do Buçaco

pdf 21-03-2014 - No mês em que se comemora o Dia da Árvore - Projeto BRIGHT "visita" escolas

pdf 20-03-2014 - "Quartas com Ciência" no âmbito do Projeto BRIGHT 

pdf 20-03-2014 - "Duendes Mata" vão Parque da Cidade de Mealhada

pdf 19-03-2014 - Comemorações do Dia da Árvore no Coimbra Shopping 

pdf 12-03-2014 - “Quartas com Ciência” no Parque no âmbito do Projeto BRIGHT

pdf 06-03-2014 - "Quartas com Ciência" no Parque no âmbito do Projeto BRIGHT

pdf 24-02-2014 - Utentes do Centro Social da Pedrulha em voluntariado na Mata do Buçaco

pdf 11-02-2014 - "Quartas com Ciência" e "Sábados no Parque" reuniram dezenas de crianças no âmbito do BRIGHT

pdf 29-01-2014 - Projeto BRIGHT "visitou" as escolas do Concelho de Mealhada 

pdf 21-01-2014 - Quartas e Sábados no Parque da Cidade de Mealhada no âmbito do Projeto BRIGHT

pdf 30-12-2013 - BRIGHT leva Eco Natal a dezenas de crianças no Parque da Cidade

pdf 13-12-2013 - Sociedade da Água de Luso planta centenas de árvores na Mata do Buçaco

pdf 12-12-2013 - Sociedade da Água de Luso regressa à Mata do Buçaco para ação de voluntariado 

pdf 12-11-2013 - Projeto Bright leva "Eco-Natal" ao Parque da Cidade de Mealhada 

pdf 05-12-2013 - Caloiros da Universidade de Aveiro voluntários na Mata do Buçaco

pdf 02-12-2013 - Sement Event'13 culmina com jornadas e formação para técnicos

pdf 29-11-2013 - Sement Event’13 juntou um total de 80 crianças e idosos na Mata no Buçaco

pdf 27-11-2013 - Sement Event'13 com Programa Técnico e Passeio Fotográfico

pdf 25-11-2013 - Primeiro fim de semana do Sement Event’13 traz dezenas de participantes à Mata do Buçaco

pdf 21-11-2013 - Semen Event 2013 começa este fim de semana

pdf 2013-11-18 - Seminário Técnico sobre Habitats Autótones e Controlo de Invasoras - Jornadas BRIGHT - Sement Event 2013

pdf 2013-11-14 - Atividades para conhecer os cogumelos na Mata do Buçaco - Semen Event 

pdf 2013-11-08 - Intervenções e trabalhos de conservação de habitat único (Adernal) iniciaram-se este mês

pdf 2013-11-07 - Sement Event regressa à Mata Nacional do Buçaco

pdf 2013-10-28 - Mata do Buçaco e Projeto BRIGHT promovidos em vários certames

pdf 2013-10-17 - Invasoras no Pinhal do Marquês continuam a ser erradicadas

pdf 2013-10-04 - Ação de Voluntariado na Mata Nacional do Buçaco 

pdf 2013-09-23 - Utentes da Casa do Povo da Vacariça regressaram à Mata do Buçaco 

pdf 2013-09-20 - Grupo Montepio elege Mata do Buçaco para assinalar Dia do Voluntariado 

pdf 2013-09-09 - Jovens de Barcouço em ação de voluntariado 

pdf 2013-08-16- Jovens Cristãos do Luso em voluntariado na Mata do Buçaco

pdf 2013-08-06 - Campo de Trabalho Científico foi um sucesso 

pdf 2013-07-29 - Centro de Acolhimento de Penacova em voluntariado

pdf 2013-07-26 - Atividades destinadas a idosos reuniram em julho cerca de 60 participantes

pdf 2013-07-26 - Aprender a combater espécies invasoras com especialistas da área

pdf 2013-07-22 - Campo de Trabalho Científico na Mata Nacional do Buçaco

pdf 2013-07-22 - Crianças do Centro Social de Casal Comba em ação de voluntariado

pdf 2013-07-15 - Sapadores Florestais do IEFP na Mata do Buçaco

pdf 2013-07-15 - Academia de Verão da Universidade de Aveiro na Mata do Buçaco 

pdf 2013-06-27 - Crianças do Centro Social da Poutena realizaram ação de voluntariado

pdf 2013-06-25 - Crianças do Centro Social da Poutena em ação de voluntariado

pdf 2013-06-24 - Escuteiros ajudaram a lipar Mata do Buçaco

pdf 2013-06-20 - Escuteiros ajudam a limpar Mata do Buçaco 

pdf 2013-06-07 - Utentes da IPSS de Moita e Penacova em ação de voluntariado

pdf 2013-05-23 - Utentes de Ventosa do Bairro e Barcouço realizaram ação de voluntariado na Mata 

pdf 2013-05-21 - Alunos da Universidade de Aveiro em voluntariado na Mata do Buçaco 

pdf 2013-05-08 - Trabalhos BRIGHT incluíram plantação de 450 espécies autoctónes - mês de abril 

pdf 2013-05-06 - Mata do Buçaco e Projeto BRIGHT presentes na ExpoFlorestal 

pdf 2013-04-24 - Identificadas 115 espécies de cogumelos na Mata Nacional do Buçaco 

pdf 2013-04-22 - Mata do Buçaco e Projeto BRIGHT na ExpoFlorestal 

pdf 2013-04-17 - Intituições de Solidariedade Social em voluntariado na Mata 

pdf 2013-03-25 - Mata do Buçaco fora de muros no CoimbraShopping

pdf 2013-03-22 - Inúmeras atividades na Mata do Buçaco no âmbito do Projeto BRIGHT 

pdf 2013-03-21 - Alunos do secundário de Oliveira do Hospital em visita à Mata - Projeto BRIGHT  

pdf 2013-03-18 - Cerca de 200 voluntários uniram-se em prol da Mata Nacional do Buçaco 

pdf 2013-03-15 - Mulheres Socialistas em ação de voluntariado no Buçaco 

pdf 2013-03-15 - Convite - Ação de voluntariado na Mata 

pdf 2013-03-14 - Mata Nacional do Buçaco celebra Dia da Árvore e da Floresta 

pdf 2013-03-11 - Formandos da área florestal em ação de voluntariado na Mata do Buçaco

pdf 2013-03-08 - Ação de Voluntariado para ajudar a recuperar a Mata Nacional do Buçaco

pdf2013-03-06 - "A Mata vai à Escola" pelo terceiro ano letivo consecutivo nas escolas do concelho de Mealhada

pdf 2013-03-06 - Formandos do curso de Ecologia Florestal e de Planos de Gestão Florestal de Estarreja em ação de voluntariado do Buçaco

pdf 2012-12-11 - Crianças da Escola EB1 de Pampilhosa assinalaram Dia das Montanhas com caminhada pedagógica

pdf 2012-12-07 - Caminhada pedagógica para assinalar o Dia Internacional das Montanhas

pdf 2012-12-05 - Viveiros da Mata do Buçaco produziram cetenas de plantas autoctónes em apenas um ano

pdf 2012-12-04 - Projeto BRIGHT divulgado nos 20 anos LIFE +

pdf 2012-12-03 - Plantação e controlo de espécies invasoras pela Sociedade Águas do Luso

pdf 2012-11-28 - Centenas de autóctones vão ser plantadas por funcionários da Sociedade Água do Luso

pdf 2012-11-26 - Fundação Mata do Buçaco e QUERCUS firmam protocolo

pdf 2012-11-26 - Empresas dão continuidade a ações de voluntariado no âmbito do Projeto BRIGHT

pdf 2012-11-20 - Observação de Aves na Mata Nacional do Buçaco no âmbito do Sement Event

pdf 2012-11-20 - IPSS's participam em ações simbólicas no âmbito do Projeto BRIGHT

pdf 2012-11-20 - Convite - Protocolo entre Fundação Mata do Buçaco e QUERCUS

pdf 2012-10-29 - Cerca de 40 funcionários da Câmara da Mealhada em ação de voluntariado no âmbito do Projeto BRIGHT

pdf 2012-10-24 - Funcionários da Câmara de Mealhada em ação de voluntariado na Mata do Buçaco

pdf 2012-10-23 - 2.ª Edição do Sement Event na Mata Nacional do Buçaco

pdf 2012-10-04 - 1.º Aniversário do Projeto BRIGHT celebrado na Mata do Buçaco

pdf  2012-10-04 - Fundação Mata do Buçaco presente na Observa Natura no âmbito do Projeto BRIGHT

pdf  2012-10-01 - Fundação leva Mata do Buçaco e Projeto BRIGHT à cidade

pdf 2012-09-27 - Convite à Comunicação Social - 1.º Aniversário do Projeto BRIGHT

pdf 2012-09-10 - Fundação continua empenhada em excutar trabalhos no âmbito do Projeto BRIGHT 

pdf 2012-09-10 - Cerca de 10 jovens de Barcouço em ação de controlo de espécies invasoras

pdf 2012-09-03 - Jovens de Barcouço em ação de voluntariado no Buçaco

pdf 2012-07-23 - 20 jovens da JS de Aveiro participaram em ação de voluntariado

pdf 2012-07-11- JS de Aveiro ajuda a limpar a Mata Nacional do Buçaco

pdf 2012-07-03 - Concluída intervenção emblemática na zona do Pinhal do Marquês

pdf  2012-07-02 - 20 participantes em ação de voluntariado do Montepio

pdf 2012-06-15 - Ação de voluntariado com colaboradores do Montepio

 2012-06-05 BRIGHT Trabalhos Junho 2012

 2012-04-02 Plantação Sanindusa

 2012-03-29 Campanha resulta em plantação de árvores

 2012-03-26 Cáritas de Coimbra em ação de voluntariado

 2012-03-14 SONAE em ação de voluntariado

 2012-02-20 Escuteiros ajudam a limpar a Mata

 2012-02-13 Nota de Agenda Escuteiros ajudam a limpar a Mata

 2012-02-08 Reintegração de Reclusos é exemplo para o País Mata Nacional do Buçaco

 2012-02-03 Convite Adenda Protocolo Reclusos

 2011-12-14 Dia das Montanhas

 2011-11-26 Voluntariado Ecoclubes

 2011-11-23 Plantação Floresta Autótone Escolas

 2011-11-21 Voluntariado Ecoclubes

 2011-10-15 Voluntariado JSD

 2011-07-19 PR Preservação Património Ambiental Mata Nacional do Buçaco

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FaLang translation system by Faboba
joomla template 1.6

PARCEIROS