Bussaco Summer Sounds

 

Dia 14:

Gala de Ópera / Música no Jardim do Palácio
Orquestra Clássica do Centro
- Soprano - Bárbara Barradas
- Tenor - Mário João Alves
- Maestro Jan Wierzba

Dia 15:

16h: Jardim (En)Cantado
- Grupo Vocal Ad Libitum
Maestrina - Isilda Margarida

18h: Convento de Santa Cruz do Bussaco - Cruzamentos e Enlaces
- Quarteto de Cordas da Orquestra Clássica do Centro
- Jorge Caeiro (acordeão)

(entradas gratuitas)

 

Caminhe ao longo de um percurso classificado como Monumento Nacional.
Inscreva-se já!

 

Caminhada na Mata - setembro

Aprenda a seguir o rasto de adoráveis mamíferos e fique a conhecer alguns dos seus hábitos e especificidades.

Inscreva-se nesta aventura pelo email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

22 setembro Cópia

 

 

O humorista Eduardo Madeira vem à Mata Nacional do Bussaco plantar uma árvore, que irá integrar o "Trilho dos Famosos".

Venha assistir!

Eduardo Madeira 3 Cópia

 

Convento de Santa Cruz e Capelas da Via-Sacra reabilitados com investimento de um milhão de euros

Foi inaugurada, esta manhã, a obra de "Requalificação e valorização da Mata Nacional do Bussaco - Recuperação do Convento de Santa Cruz e Capelas dos Passos da Via-Sacra", um investimento global de cerca de um milhão de euros. A empreitada, adjudicada a uma empresa especializada na reabilitação, conservação e restauro do património construído, englobou trabalhos de conservação e restauro em fachadas, paredes e tetos interiores, recuperação de vãos interiores e exteriores, recuperação de coberturas e intervenções pontuais de correção em drenagem de águas pluviais e em pavimentos. Toda a empreitada, iniciada em março de 2018, obedeceu aos projetos aprovados pela Direção Regional da Cultura do Centro. O investimento global rondou um milhão de euros, sendo uma parte suportada por fundos comunitários (Programa Centro 2020) e outra pela Câmara Municipal da Mealhada. Rui Marqueiro, presidente da Câmara Municipal da Mealhada, sublinhou que a reabilitação e preservação da Mata Nacional do Bussaco será sempre uma prioridade para a Autarquia, adiantando que as próximas áreas a intervencionar serão as garagens do Palace, o chalet de Santa Teresa e a igreja do Convento de Santa Cruz. A secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira, que inaugurou as obras, sublinhou o compromisso transversal que deve existir em torno do património. "Se nesta visão com que nos comprometemos, o património deve ser também um veículo transformador da sociedade e dos territórios, se o património é verdadeiramente de todos, então o património requer os esforços de todos. Dar futuro ao património e, dessa forma, à cultura de um país, compromete-nos a todos", referiu.Também presente na inauguração, o Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, destacou o "valor ímpar do Bussaco como um todo, absolutamente distinto no país e no mundo" e enalteceu "o projeto que tem vindo a ser realizado com a colaboração de muitas entidades públicas e privadas". Recorde-se que os imóveis reabilitados são património do Estado, encontrando-se os mesmos afetos à Fundação Mata do Bussaco há cerca de 10 anos, por via do usufruto constituído por força do Decreto-Lei n.º 120/2009, de 19 de maio. Contudo, para que as obras avançassem de facto - algo commumente aceite por todos como urgente há vários anos -, teve a Câmara da Mealhada de se substituir ao papel do próprio Estado.

Bussaco, 19 de julho de 2019

Colaboradores e responsáveis das lojas Auchan de Aveiro, Coimbra, Eiras e Figueira da Foz estiveram, hoje, a realizar uma ação de voluntariado na Mata Nacional do Bussaco. A iniciativa, que teve lugar na zona do Pinhal do Marquês, envolveu cerca de duas dezenas de pessoas em ações de combate a espécies invasoras - na sua maioria acácias -, arranque e descasque, bem como na remoção de material lenhoso seco e potencialmente perigoso para esta época do ano. O Grupo Auchan - por intermédio da sua "Fundação Jumbo para a Juventude" - mantém uma relação especial de amizade e de colaboração com a Fundação Mata do Bussaco, tendo, inclusive, no passado recente, desenvolvido diversos projetos de parceria institucional, como o Projeto Mataboo e o evento "Abraçar a Mata do Bussaco".

Bussaco, 17 de julho de 2019

O Catrapim e a Fundação Mata do Bussaco (FMB) receberam o prémio "Quem Faz Bem - Donativo Participativo 2019", que foi entregue à FMB, na cerimónia de inauguração da 3ª edição do Catrapim, pelo diretor do balcão da Mealhada do banco Santander Portugal, Pedro Carvalho. Estavam na corrida a este prestigiado prémio cerca de 300 projetos a nível nacional (continente e ilhas), sendo que o Bussaco foi o único a merecer distinção na área do ambiente/natureza.

Bussaco, 11 de julho de 2019

BOSQUE MADIBA APRESENTADO DIA 18 DE JULHO NO BUSSACO

A apresentação pública do projeto que visa a criação do Bosque Madiba, na Mata Nacional do Bussaco, um bosque que procura homenagear e perpetuar o legado de Nelson Mandela, está marcada para dia 18 de julho, às 15h, na Sala dos Brasões, no Palácio do Bussaco, no concelho da Mealhada. A apresentação contará com a presença de Ndaba Mandela, neto do ex-presidente da África do Sul e dirigente da Fundação Africa Rising. 

A data de lançamento do projeto do Bosque Madiba (18 de julho) coincide com o Dia Internacional Nelson Mandela, instituído pela Organização das Nações Unidas como forma de valorizar em todo o mundo a luta pela liberdade, pela justiça e pela democracia.

O protocolo, que une a Fundação Mata do Bussaco, a Câmara Municipal da Mealhada e a Associação Patrulheiros e que foi assinado no passado dia 27 de junho, na Mealhada, prevê a criação do Bosque Madiba, um espaço único que será localizado numa das áreas destruídas pela passagem da tempestade Leslie em 2018 (junto ao Parque dos Leões, na Mata do Bussaco) e contará a história de vida de Nelson Mandela, usando, para o efeito, árvores autóctones. No local, serão plantadas 100 árvores, numeradas de 1 a 100, com momentos históricos do líder sul-africano, comemorando o centenário de um dos maiores símbolos dos Direitos Humanos no mundo. 

No Bosque Madiba, os visitantes poderão estar em perfeito convívio com a natureza do local, onde uma silhueta gigante de Mandela, criada no solo com materiais naturais reaproveitados, poderá ser vista do ar. 

Associado ao Bosque há uma série de iniciativas a desenvolver, nomeadamente a criação do Parque POP – Programa Operacional Pedalar, que possibilitará aos mais novos darem os primeiros passos de bicicleta, e o desenvolvimento de um projeto de Educação Para a Cidadania intitulado “O legado de Mandela”, dirigido à comunidade escolar, durante o ano letivo 2019/2020. 

A Mealhada foi a grande vencedora na corrida para receber a instalação deste projeto único, sendo que uma das razões que determinou esta decisão teve a ver com a candidatura da Mata Nacional do Bussaco a Património Mundial da UNESCO e com o enorme esforço do Município e a Fundação Mata do Bussaco (FMB) em alcançarem este objetivo. Na perspetiva da FMB e da Câmara Municipal da Mealhada, o Bosque Madiba poderá alavancar a estratégia municipal de constituir um projeto diferenciador de atratividade e visibilidade para o concelho da Mealhada, a nível nacional e internacional. 

A inauguração do bosque acontecerá em julho de 2020. 

Bussaco, 10 de julho de 2019

A Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa, acompanhada por Rui Marqueiro, Presidente da Câmara Municipal da Mealhada, e por António Gravato, Presidente da Fundação Mata do Bussaco, visitou o Convento de Santa Cruz do Bussaco, recentemente requalificado, e as obras de melhoramento e requalificação das capelas e estruturas da Via-Sacra.

A responsável pela CCDRC, antes de se ausentar, ainda teve tempo para visitar a tuia que plantou na Fonte do Carregal, em 2015, e de deixar uma mensagem de reconhecimento pelo trabalho realizado, ressalvando a "importância de proteger o vasto e precioso património artístico e cultural do Bussaco".

 
Bussaco, 24 de maio de 2019
 
IMG 8239 Cópia
 
 
Pág. 1 de 14
facebook icon  youtube icon  tripadvisor icon
Top